Sustentabilidade e ecologia
A palavra sustentabilidade vem do latim sustentare, e significa cuidar, sustentar.
O conceito de sustentabilidade como o entendemos hoje, surgiu em 1972, na Suécia, em uma conferência ambiental: a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano. A conferência de Estocolmo, como foi chamada, foi um passo importante para o que fazemos nos dias de hoje em termos de preservação, conscientização e atitude social.
É um formato de vida com soluções ecológicas que diminui de forma gradativa o impacto que pode ser causado pelo homem na Terra. Assim, como seus estudos calculam e preveem, se aplicado, pode garantir a existência de nós, seres humanos no planeta e a proteção dos recursos naturais nele existentes.
O segundo evento ocorreu em 1992 no Rio de Janeiro, conhecido como ECO-92.
Ambos os encontros tinham objetivo de debater como seria possível diminuir a degradação ambiental sem interferir no crescimento dos países, possibilitando que futuras gerações desfrutassem de uma boa qualidade e equilíbrio ambiental.
Tais projetos e ações que promovam a sustentabilidade, são projetados para terem resultados positivos de médio e longo prazo.
Para que o projeto seja iniciado, três diferentes aspectos integram e formam o tripé da sustentabilidade, são indispensáveis e que devem ser trabalhadas juntas, são:
- Sociedade;
- Política;
- Economia.
Além desses três pontos principais como alicerce, foram também levados em consideração: o espaço de onde o estudo toma como relação, os resultados que podem ser atingidos e a possibilidade para que o projeto se torne autossustentável.
De forma a criar um ranking que classifica os países mais sustentáveis do planeta pelos recursos naturais que possuem, investimento em energias renováveis e qualidade de vida da população, o resultado foi:
- Finlândia
- Islândia
- Suécia
- Dinamarca
- Eslovênia
- Espanha
Esse ranking conta com 178 países, estando a Somália em última colocação.
O Brasil está na 46ª posição entre os países mais sustentáveis. Desfruta de imensa riqueza natural, água doce, solo fértil, florestas, uma imensa diversidade de animais, com grande parte dos estados que não possuem climas extremos tais como, neve ou calor elevado durante todo o ano, baixa qualidade do ar, furacões ou tufões, terremotos, maremotos etc., é um país que tem um potencial e recursos enormes para realizar trabalhos sustentáveis.
Como você deve ter percebido, a sustentabilidade não tem apenas preocupação em preservar o meio ambiente de forma a prevenir desastres ambientais e garantir recursos para gerações futuras, mas como também estar ligada ao respeito ao próximo e ao bem-estar geral.
Segue alguns dos exemplos dessas ações de sustentabilidade, que estão cada vez mais presentes no nosso dia-dia e vale a pena serem lembradas:
- O estímulo ao uso de energias renováveis em vez de combustíveis fosseis;
- A reciclagem de lixo;
- Uso de meios de transportes limpos (que não poluem), tais como bicicleta, patinetes elétricos, bicicletas elétricas;
- Utilização de técnicas que evitam agressão com o solo ou agua por meio de agrotóxicos;
- Dar preferência a produtos biodegradáveis ou que tenham duração mais longa;
- Ter consumo consciente, menos impulsivo.
Inscreva-se nos nossos canais sociais e siga a Bright Brazil:
Instagram | Facebook